segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Palestra em Meleiro

Durante os dias 4 e 5 de julho foram desenvolvidas pela equipe de Educação Ambiental SATC, palestras direcionadas as crianças da rede municipal de ensino de Meleiro. As palestras tiveram como foco a implantação da coleta seletiva, coleta de óleo e sacolas retornáveis.
Sabendo que o lixo é um dos maiores problemas que afetam diretamente todas as questões sociais e ambientais está sendo implantada no município de Meleiro, a coleta seletiva, com o intuito de minimizar a problemática.
O trabalho educacional é, sem dúvida, um dos mais urgentes e necessários meios para reverter essa situação, pois atualmente, grande parte dos desequilíbrios estão relacionadas às condutas humanas geradas pelos apelos consumistas que geram desperdícios, e pelo uso inadequado dos bens da natureza. A coleta seletiva é uma metodologia que objetiva minimizar o desperdício de matéria prima e a reciclagem a forma mais racional de gerir os resíduos sólidos urbanos, CALDERONI (1996), a reciclagem, na sua essência, é uma maneira de educar e fortalecer nas pessoas o vínculo afetivo com o meio ambiente, despertando o sentimento do poder de cada um para modificar o meio em que vivem.



Para contar com a colaboração da equipe de Educação Ambiental SATC em seu evento, envie um requerimento para o endereço eletrônico educacaoambiental@satc.edu.br ou entre em contato com setor de educação ambiental pelo telefone (48) 3431.7574

sábado, 16 de julho de 2011

AQUECIMENTO GLOBAL

Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.
Acontece da seguinte forma: os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionados ao espaço, como radiação infravermelha. Ou seja: cerca de 35% da radiação é refletida de volta para o espaço, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. Isso por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa.
Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
Nas últimas décadas, contudo, a concentração natural desses gases isolantes tem sido aumentada demasiadamente pela ação do homem, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a ação das indústrias, aumentando a poluição do ar. O excesso dessa camada está fazendo que parte desses raios não consigam voltar para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta, o aquecimento global. Por isso, o nome estufa é usado para descrevê-lo.
Os Gases do Efeito Estufa (GEEs), misturando-se à atmosfera, comportam-se como uma estufa, retendo o calor solar próximo à superfície terrestre. Os principais gases que provocam esse fenômeno são: dióxido de carbono (CO2); óxido nitroso (N2O); metano (CH4); cloro-fluor-carboneto (CFC). São oriundos, principalmente, da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Em excesso, o efeito estufa causa um superaquecimento, provocando consequências desastrosas, como o derretimento de parte das calotas polares; mudanças climáticas; elevação do nível dos oceanos; maior incidência de fenômenos como furacões, tufões, ciclones; secas; extinção de espécies; destruição de ecossistemas e ondas de calor.





quarta-feira, 6 de julho de 2011

Oficina de objetos com materiais recicláveis no Município de Forquilhinha (SC)



Oficina na Escola Jackob Arns

Nos dias 04 e 05 de Julho a equipe de Educação Ambiental SATC realizou uma oficina de confecção de objetos com materiais recicláveis com os educandos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Jackob Arns. No evento foram confeccionados  jogos lúdicos (jogo da tria e argola), brinquedos e objetos de decoração, utilizando  materiais que iriam para o lixo.O objetivo da oficina  foi mostrar na prática a aplicação da reutilização de materiais de uso cotidiano e assim conscientizar quanto a importância da destinação correta do lixo que produzimos diariamente.

Contribuição: Viviane Accordi




      


terça-feira, 28 de junho de 2011

Projeto de Educação Ambiental SATC realiza entrega de cartilhas

Durante o mês de Junho foram entregues as cartilhas do  Meio Ambiente e do Carvão Mineral “O Meio Ambiente está em Nossas Mãos” às escolas pertencentes aos municípios da AMREC e AMESC para serem incorporadas ao conteúdo programático trabalhado durante todo o ano letivo.  Além da cartilha que foi entregue aos educandos, os educadores também receberam o manual do professor com textos, informações e sugestão de atividades referentes aos temas propostos nesse material. Após a entrega, será feito o acompanhamento do projeto de Educação Ambiental nas escolas, através da realização de palestras com os temas relacionados ao meio ambiente e ao carvão mineral e oficinas com materiais recicláveis. Veja algumas fotos:




quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ação Social CERSUL- Turvo



Nos dias 21 e 22 de junho a equipe de Educação Ambiental SATC participou de um evento promovido pela CERSUL (Cooperativa de Eletrificação Sul Catarinense), no município de Turvo- SC, onde  foram beneficiadas aproximadamente 650 pessoas.
Na ocasião, a equipe de Educação Ambiental SATC desenvolveu oficinas de confecção de objetos a partir de materiais recicláveis e envolveu os particpantes do evento com jogos lúdicos alusivos ao meio ambiente.
Veja algumas imagens do evento: 
 Oficina de objetos a partir de materiais recicláveis.
 Jogo da memória sobre a água
Jogo de argola feito com garrafa PET






Para contar com a participação da equipe de Educação Ambiental SATC em seu evento, envie um requerimento para o endereço eletrônico educacaoambiental@satc.edu.br ou entre em contato conosco pelo telefone (48) 3431.7574.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pepsi anuncia garrafa de origem 100% vegetal


Garrafa vegetal


As técnicas de processamento da biomassa permitem
a fabricação de uma "garrafa vegetal"
virtualmente indistinguível da garrafa PET
 normal.[Imagem: PepsiCo]
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A empresa PepsiCo anunciou o desenvolvimento da "primeira garrafa de plástico PET feita inteiramente de matérias-primas totalmente renováveis, à base de plantas."
Segundo nota divulgada pela empresa, a garrafa "verde" é 100% reciclável e "supera largamente as tecnologias disponíveis na indústria".
A empresa não divulga informações ou artigos científicos fundamentando a descoberta, citando apenas que o avanço inclui "uma combinação de processos biológicos e químicos".
Esses processos biotecnológicos criam uma estrutura molecular que é idêntica à do PET (polietileno tereftalato) - um plástico à base de petróleo.
A matéria-prima utilizada é a biomassa de milho, pinus e de uma gramínea conhecida como switch grass.

Cultivando garrafas


As técnicas de processamento da biomassa permitem a fabricação de uma "garrafa vegetal" virtualmente indistinguível da garrafa PET normal e com igual capacidade de proteção dos líquidos.
A empresa afirma que as pesquisas prosseguem para a inclusão de outros vegetais na produção da garrafa ecologicamente correta, incluindo cascas de laranja, batata e aveia.

As primeiras garrafas à base de plantas começarão a ser produzidas em escala piloto em 2012. Se os testes forem bem-sucedidos, a empresa planeja passar diretamente à produção em escala comercial.
 Contribuição: Aline Chrispim

Fonte:



quarta-feira, 1 de junho de 2011

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE


 Uma nova educação passa pela construção de um novo paradigma, provisório em sua certeza e aberto à mudança contínua. No centro dessa construção está o conhecimento, que, no mundo atual, vem sendo totalmente redimensionado, em função de sua aplicabilidade. Quanto mais conhecemos mais se desvela um universo inteiro a ser conhecido. O conhecimento leva-nos a desejar ir mais além do que já conhecemos. Somos eternos aprendizes.
 



                                      DE OLHO NAS PESQUISAS  

  

Não só quem leciona Ciências ou Geografia precisa estar informado sobre a água. O assunto está na pauta mundial e necessita ser tratado com critério e profundidade.
Veja abaixo os principais erros no ensino do conteúdo e como evitá- los.
Basear-se apenas no que trazem os livros didáticos.
É essencial ler sobre o assunto em diversas fontes, como revistas e sites científicos, e se atualizar sempre.
Tratar em sala apenas da origem e da composição da água.
O ideal é abordar o assunto sob o ângulo sustentabilidade e do consumo consciente.
 
Ensinar o ciclo da água de forma esquemática, sem levar o aluno a pensar nas razões que proporcionaram as mudanças de estado físico e na importância da substancia para a vida.Estimular a investigação, com questões do tipo “por que a água evapora? ”, deixando que a classe chegue às possíveis respostas.
 
Tratar da questão apenas como algo que está relacionado ao dia a dia do aluno, se esquecendo de discutir as implicações num contexto maior.
Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos, mas sempre relacionando o uso do recurso nas esferas doméstica, social e global.



                                   
                                             Fonte: Revista Nova Escola, n° 31, 2010.


Confira este trabalho na íntegra em nosso canal no Youtube: