quarta-feira, 25 de maio de 2011

Artífice do futuro

Arquiteto, engenheiro e professor, Werner Sobek repensa conceitos e só quer saber de inovar. Para o criador do Conselho Alemão de Construção Sustentável (DGNB), tecnologia e bom design devem se desenvolver cada vez mais para que a preservação do meio ambiente também seja um exercício do belo.

Arquitetos e engenheiros irão enfrentar a tarefa de tornar a ecologia atrativa e excitante
Ele deixou boquiabertos os engenheiros de uma famosa montadora alemã ao sugerir que um automóvel é tal qual uma casa, uma roupa, um invólucro. Então, como nunca se pensou em analisar o microclima dentro do carro? Werner Sobek defende o conforto ambiental em qualquer lugar - deveria acompanhar o indivíduo no quarto, na empresa, na rua, no transporte. Sua paixão por automóveis foi mais uma inspiração para pensar longe do lugar-comum e sugerir experimentação e melhoria.

Curioso e determinado, pesquisou durante anos para montar a própria residência segundo o paradigma do Triple Zero® (Triplo Zero), criado por ele. É simples mas engenhoso para resolver: a casa não precisa de energia externa, pois é capaz de gerá-la por meio de células fotovoltaicas, não emite CO2, não produziu lixo durante a construção nem produzirá em reformas ou na demolição (que ele prefere chamar de desmontagem). Dessa mesma morada, na cidade de Stuttgart, Alemanha, o arquiteto vanguardista concedeu a Construção Sustentável esta entrevista exclusiva.

CS: Quais os maiores problemas da construção nos dias atuais?


Houve grande progresso na economia de energia para aquecimento e resfriamento. Mas muito precisa ser feito para captação e armazenamento de energia e para a interação do ambiente construído com as futuras motos e carros elétricos [os carros elétricos precisarão de energia e a casa poderá gerá-la]. E também em relação ao ciclo de vida completo de uma construção, minimizando a energia retida nela [gasta para produzir seus materiais] e fazendo que seus componentes sejam completamente recicláveis.

Contribuição: Fabiani Cichella



  • Confira algumas imagens de trabalhos do Triple Zero®:

Nenhum comentário:

Postar um comentário