sexta-feira, 15 de abril de 2011

Jovens se preocupam com o futuro

   Você está preocupado com o futuro do planeta? De acordo com uma pesquisa feita no ano passado junto a alunos da rede de ensino fundamental e médio, no Brasil, 51,9% dos entrevistados afirmam sua preocupação. No entanto, somente 20,2% participam de movimentos de conscientização sobre as questões ambientais. Esses percentuais já foram bem menores há alguns anos, mas o bombardeio de imformações  pelo meio de comunicação e escolas vem revertendo essa posição.
   Segundo Pedro Paulo Ortigaz, aluno de segundo grau, é preciso que os jovens façam alguma coisa para mudar o planeta. "Não são os mais velhos que sentirão na pele os piores efeitos do aquecimento global. Então, temos que ficar mesmo preocupados, porque não penso que meus filhos e meus netos, um dia, terão que padecer com todos os problemas causados pela nossa própria espécie", diz ele.
   Outra estudante catarinense de ensino médio, Clarisse Maldonado, admite que sua preocupação com os problemas ambientais tem sido crescente. Ela busca semanalmente informações na internet sobre diversos assuntos relacionado ao aquecimento global. "Fui  fazendo trabalhos de escola e aprendendo cada vez mais sobre meio ambiente. Penso em fazer vestibular para Engenharia Ambiental e, por isso mesmo, passei a pesquisar temas com extinção de espécies, projetos genéticos e uma série de outros assuntos que podem se tornar alarmantes em um futuro bem próximo", ressalta.
   Aos 17 anos, Germano Neri Assunção garante ser bastante consciente em relação aos problemas ambientais. "Lá em casa minha mãe é bastante consciente e faz a separeção de lixo, além de defender outros conceitos como economia de recursos naturais e de energia. Fui criado assim e a escola reforçou, por isso procuro sempre agir  com muita consciência, especialmente em relação ao lixo",  diz o estudante, que acredita que as mudanças no comportamento da sociedade seja possíveis, mas complicadas. "Hoje todo mundo é muito individualista e não vejo como agir coletivamente em relação aos problemas ambientais. Pode até acontecer, mas não será fácil", conclui.

Fonte: Diário Catarinense -  Colecionáveis Malwee 2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário